Você sabe a importância de realizar a manutenção preventiva em equipamentos?

manutenção preventiva

Hoje diversos procedimentos médicos dependem de equipamentos para serem realizados, por isso, manter a saúde e afuncionalidade dessas máquinas é essencial para garantir que exames e consultas possam ser realizados em clínicas e hospitais sem grandes problemas.

Quando um equipamento quebra é necessário realizar uma assistência emergencial, um tipo de manutenção que além de impedir o uso do equipamento por tempo indeterminado, também gera muita burocracia para instituições. Com um equipamento quebrado, é necessário muitas vezes cancelar ou adiar procedimentos, gerando grandes prejuízos. Além disso, o tempo gasto para encontrar um parceiro confiável e que esteja disponível para realizar a manutenção de forma emergencial também pode acabar diminuindo significativamente a produtividade da sua equipe!

Para que a operação da sua instituição e a prestação de serviços para o seu beneficiário não sejam impactados, é necessário manter os equipamentos funcionando em perfeito estado, afinal, caso o equipamento pare, a produtividade dos serviços será diretamente afetada e procedimentos e consultas precisarão ser adiados.

Para entender mais sobre a diferença entre realizar manutenções emergenciais e preventivas, confira a seguir os tipos de manutenção:

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela realizada periodicamente para prevenir problemas, onde são feitas revisões mecânicas, lavagens e lubrificação das peças. Sendo assim, com esse tipo de manutenção são prevenidas falhas mais graves nos equipamentos e é possível melhorar a conservação das peças que o compõem.

Manutenção corretiva

É feita para corrigir qualquer dano, falha ou problema que tenha sido identificado durante a manutenção preventiva da máquina. Ela é importante pois pode ser planejada de acordo com as análises realizadas na manutenção preventiva e pode ser realizada a partir da conveniência da clínica.

Manutenção emergencial

É aquela que irá reparar danos de uma máquina que está passando por uma falha funcional, ou seja, que parou de funcionar inesperadamente. Como normalmente esse tipo de manutenção decorre da falta de manutenção preventiva e corretiva, não é possível planejá-la, ou seja, é uma situação urgente, na qual uma máquina parou de funcionar e precisa passar pelo conserto.

Benefícios da manutenção preventiva é a melhor escolha?

Em geral, consertar uma máquina é muito mais caro do que prevenir os problemas, afinal, lubrificar peças custa menos do que trocá-las e prevenir a quebra do equipamento garante que o retorno sobre o investimento da compra seja máximo, pois a vida útil das máquinas pode ser prolongada. Veja os benefícios de realizar manutenções preventivas:

EVITE PARADAS PARA CONSERTOS

As manutenções preventivas vão identificar possíveis problemas e solucioná-los antes que se tornem empecilhos para o funcionamento do equipamento, e sem ela as máquinas tendem a apresentar mais necessidade de paradas para manutenção emergencial.

REDUZA CUSTOS

Paradas para manutenção emergencial podem resultar em horas de trabalho perdido e desperdício de insumos nas clínicas e unidades de saúde. Dessa forma, com a prevenção é possível garantir que a máquina tenha um desempenho máximo ao longo de sua vida útil, otimizando o consumo de energia e insumos.

AGREGUE MAIS QUALIDADE NOS PROCESSOS

Com equipamentos que funcionam em sua máxima capacidade os atendimentos aos pacientes se tornam mais produtivos e eficientes, por conseguinte aumentando a qualidade e rapidez da realização dos exames e serviços prestados aos beneficiários.

PROLONGUE A VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO

O desgaste das peças que compõem o equipamento pode diminuir o seu tempo de atuação, com a manutenção preventiva os cuidados realizados otimizam o funcionamento das peças e garantem que elas possam funcionar por mais tempo!

Com todos esses benefícios fica claro que as clínicas só tem a ganhar com manutenções periódicas, e para garantir que seu equipamento esteja sempre no melhor estado de funcionamento e evitar paradas emergenciais, você precisa contar com um parceiro confiável como a 3Albe, que oferece um exclusivo Programa de Assistência Técnica para a linha Endoclear, de soluções para endoscopia!

Com a 3Albe você pode personalizar um plano de manutenções preventivas de acordo com as necessidades da sua instituição para garantir que os equipamentos estejam sempre trabalhando nas melhores condições, e através de manutenções e troca de itens regulares, conseguiremos garantir o nível máximo de funcionamento e desempenho da máquina para que você nunca fique na mão!

Para saber mais sobre todas as vantagens do Programa de Assistência Técnica 3Albe, visite a nossa página exclusiva clicando aqui! Lá você terá mais informações e poderá falar com especialistas!

Acompanhe o Enfoque Saúde!
Nos siga nas redes sociais Facebook e LinkedIn

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.