TESTE BOWIE & DICK: O que é, para que serve e quais vantagens apresenta para instituições médico-hospitalares?

TESTE BOWIE & DICK

Você já deve ter ouvido falar várias vezes no teste Bowie & Dick, mas você sabe o que ele faz e qual a sua importância para a segurança e eficácia dos processos de esterilização de artigos médico-hospitalares? Ainda não? Então acompanhe o texto e saiba tudo sobre esse teste e a sua relevância para as instituições médicas:

O que é o teste BOWIE & DICK?

O teste Bowie & Dick é utilizado para verificar a presença de bolhas de ar e gases não condensáveis em autoclaves com bombas de vácuo. Esse método avalia se o ar foi removido das embalagens que devem ser esterilizadas e verifica a uniformidade da ação do vapor úmido no interior das embalagens.

Para que o teste serve?

A possível presença de bolhas de ar ou gases impede a penetração uniforme do vapor nas embalagens que devem ser esterilizadas, interferindo na qualidade da esterilização dos equipamentos e, por consequência, colocando em risco a saúde de pacientes e profissionais da saúde que irão manejar os instrumentais.

Sendo assim, o teste ajuda a garantir a qualidade do processamento de artigos médico-hospitalares através da verificação da presença desses gases que diminuem a qualidade da esterilização. Assim, promovendo muito mais segurança para os beneficiários da instituição médica e sendo fundamental para assegurar o tratamento eficiente desses.

Quando o teste deve ser feito?

É muito importante que o teste Bowie & Dick seja realizado diariamente, antes da primeira carga ser processada, pois, de acordo com a Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (AAMI), ele é “um meio sensível e rápido de detecção de fugas de ar, remoção inadequada do ar, penetração inadequada do vapor e gases não condensáveis (por exemplo; ar ou gás de aditivos de caldeiras). A remoção insuficiente de ar em um esterilizador por remoção dinâmica de ar, especialmente no ciclo de pré-vácuo, pode prejudicar a esterilização e resultar em suprimentos não estéreis se isso não for detectado.” (CHOBIN, 2016)

Então, como apontado, o teste deve ser feito sempre antes do primeiro processamento e em todos os dias que o esterilizador for utilizado e, caso este seja usado de forma contínua, é necessário que o teste seja realizado pontualmente no mesmo horário todos os dias para garantir que não há presença de gases não condensáveis e bolhas de ar que possam impedir a ação do vapor úmido no interior das embalagens e interferir na esterilização.

Além disso, a aplicação do teste Bowie & Dick também é recomendada após manutenções preventivas e corretivas, nas validações anuais e nas validações por aquisição de novos equipamentos.

É importante também ressaltar que existem diferentes tipos de testes Bowie & Dick e que alguns são de uso único enquanto outros são reutilizáveis, por isso é muito importante verificar com cuidado as instruções do fabricante no pacote para saber a forma correta de utilizar e armazenar o teste!

Como o teste deve ser feito?

O primeiro passo para a utilização do Bowie & Dick deve ser a verificação da data de vencimento, afinal, caso o teste esteja expirado os seus resultados não serão confiáveis e podem, portanto, causar alterações nos processos de esterilização.

A seguir, é crucial que o teste Bowie & Dick seja posicionado corretamente para garantir a veracidade de seus resultados e, consequentemente, o desempenho do esterilizador. O pacote que contém as camadas, deve ser colocado entre o dreno da autoclave e o ponto central e, após a iniciação do ciclo, é necessário aguardar até que a temperatura de esterilização de 134° seja atingida.

Posteriormente, é preciso apenas aguardar o tempo de teste que, em média, é de 3,5 minutos para interromper o ciclo e esperar que a autoclave resfrie para verificar os resultados.

É importante lembrar sempre que nunca se deve deixar o teste ser executado por 4 minutos ou mais, pois isso compromete a sua eficácia, afetando os resultados.

Na embalagem você sempre encontrará um manual de instrução com as orientações do fabricante sobre como utilizar o teste Bowie & Dick. Isso acontece pois diferentes tipos de esterilizadores exigem direcionamentos específicos para a utilização correta e eficaz do teste.

Quais são as vantagens de realizar o teste?

Com o teste Bowie & Dick é possível monitorar de forma fácil e eficaz a eliminação de bolhas de ar e gases dos esterilizadores e, através desse processo, garantir que a esterilização de equipamentos e artigos médico-hospitalares aconteça corretamente e com muito mais segurança, assegurando que esses materiais estão esterilizados corretamente e que eles não apresentam riscos à saúde dos pacientes e dos profissionais que os manejam, ajudando a garantir que os serviços de assistência à saúde sejam bem-sucedidos.

Sendo assim, fica claro que o teste Bowie & Dick é essencial para assegurar a qualidade da esterilização de materiais e do atendimento aos pacientes, contudo, é importante lembrar que, para que todas essas vantagens sejam alcançadas, é necessário contar com um teste Bowie & Dick de qualidade, como o Teste de Penetração de Vapor da MAXXIMED que é distribuído pela comercial 3Albe. Portanto, esse teste avalia com precisão a remoção inadequada do ar, fugas de ar, má penetração de vapor e gases não condensáveis da câmara interna em autoclaves com bomba de vácuo, promovendo muito mais segurança para os processos de esterilização de instituições médico-hospitalares.

Além disso, o teste tipo Bowie & Dick da MAXXIMED possui caixa impermeável que contribui para o aumento significativo do nível de barreira para o agente esterilizante e é livre de chumbo e 100% reciclável, não agredindo o ambiente ou prejudicando a saúde de profissionais!

Para saber mais sobre essa solução você pode entrar em contato com o time de especialistas da 3Albe que estão prontos para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas sobre o Teste de Penetração de Vapor da MAXXIMED!

FONTES

https://intranet.hc.unicamp.br/manuais/cme.pdf

http://dspace.mackenzie.br/bitstream/handle/10899/20834/Giovanna%20Simonetti%20Domenicali.pdf;jsessionid=EBBE5618E2851B49BA2D2BE86266B4D2?sequence=1

Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais Facebook e LinkedIn

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.