Sustentabilidade: uma tendência que veio para ficar!

O que é sustentabilidade?

Você já deve ter escutado diversas vezes o termo “sustentabilidade”, mas você sabe o que ele realmente significa?

Ao contrário do que muitos pensam, sustentabilidade não está ligada apenas às questões ambientais. Claro que a preocupação com o meio ambiente é fundamental para o conceito de sustentabilidade, contudo, atualmente ela é muito mais do que isso, sendo um sistema que integra três valores fundamentais: as pessoas, o planeta e o lucro. Esse sistema desenvolvido pelo autor britânico John Elkington, referência em sustentabilidade, é conhecido mundialmente como “os 3 Ps da sustentabilidade”: originalmente “people, planet e profit”.

Apesar de ter sido exaustivamente explorado por grandes empresas e pelas mais diversas mídias, o conceito de sustentabilidade se mostra cada vez mais forte e importante do que nunca!

Planeta: Proteção ambiental

Fenômenos como o aquecimento global estão em pauta há muitos anos e, apesar disso, as discussões continuam mais acaloradas do que nunca, com diversos artigos e estudos que projetam os impactos das ações humanas no planeta Terra.

Além disso, temos que lidar com contaminações das águas, do solo e da atmosfera, além do desmatamento, descarte incorreto de equipamentos eletrônicos e resíduos humanos, bem como a falta de reciclagem e o consumo exacerbado de recursos não renováveis como petróleo, carvão e diversos minérios. Em resumo, é seguro dizer que a atividade humana ao longo dos anos tem sido bastante nociva ao nosso ecossistema. Por isso, a nossa pegada ambiental não pode ser ignorada e precisamos estudar planos e tomar atitudes que ajudem a minimizar os nossos impactos no meio-ambiente!

Pessoas: Responsabilidade social

A responsabilidade social é um dos pilares mais importantes da sustentabilidade, pois envolve não apenas empresas e seus funcionários, mas sim todas as pessoas e instituições que são afetadas pela pelos processos conduzidos por companhias, incluindo seus consumidores, a comunidade local e seus parceiros comerciais.

Isso significa que os processos e ações de uma empresa devem considerar a coletividade, visando causar o mínimo possível de impactos negativos para a sociedade para que seja possível diminuir quaisquer danos ambientais causados por sua cadeia produtiva ou prestação de serviços, afinal, não são apenas empresas que trabalham com produções de materiais que geram resíduos, pois tudo o que fazemos causa impactos e, qualquer tipo de empresa, seja industrial ou prestadora de serviços, acaba utilizando diversos recursos como água, papel, papelão e plástico, o que também causa efeitos no meio ambiente a longo prazo.

Lucro: Empresas sustentáveis

Para que uma empresa possa ser considerada sustentável é necessário que suas ações estejam alinhadas com uma política de preservação e proteção de recursos naturais. Portanto, isso significa ela deve ter atitudes éticas com o meio ambiente e, muito mais do que apenas se declarar sustentável, é necessário ter atitudes concretas que visem o crescimento econômico com base em práticas que não prejudiquem o meio ambiente.

Por isso é importante lembrar que a sustentabilidade não deve comprometer a lucratividade de uma empresa, muito pelo contrário: a saúde financeira e a sustentabilidade devem andar juntas, afinal, para que uma empresa possa desenvolver práticas sustentáveis e sobreviver é necessário que suas finanças estejam em dia!

Importância de ser uma empresa sustentável

Quando uma empresa possui um bom planejamento ambiental e pratica ações efetivas para diminuir sua pegada ambiental, é possível fortalecer a sua imagem para o mercado e para a população, afinal, cada vez mais pessoas estão preocupadas em consumir de forma mais consciente e sustentável. Além disso, a sustentabilidade também viabiliza novos negócios, pois atualmente é inegável que existe uma grande preferência por produtos e serviços que são fornecidos por empresas sustentáveis.

Sendo assim, é inegável que processos e consumo sustentável garantem mais possibilidades de negócios, o que acaba tendo como resultado uma melhora financeira na empresa e, por isso, optar por parceiros que oferecem opções sustentáveis é a melhor opção!

Parceria 3Albe e ANIOS

A 3Albe, por exemplo, conta com a parceria do Laboratório francês ANIOS, grande desenvolvedor de insumos de limpeza e desinfecção médico-hospitalares que são distribuídos no mercado nacional pela comercial 3Albe.

Há mais de uma década que a multinacional francesa tem se preocupado com o impacto ambiental da produção e distribuição de seus produtos, e a 3Albe  como uma empresa que se preocupa com o tema sustentabilidade, se alia a parceiros como a ANIOS, que tem valores que vão de encontro com os nossos no que diz respeito à responsabilidade ambiental!

De acordo com Bertrand Letartre, presidente dos Laboratórios ANIOS, “priorizar a pesquisa respeitando as pessoas e o meio ambiente tem sido o alicerce de nosso estatuto ANIOSAFE desde 2007. Inovação em pesquisa e desenvolvimento para nossos clientes, reduzir nosso impacto no meio ambiente, assegurar o melhor compromisso entre eficiência e segurança, e dar continuidade ao nosso crescimento através da melhoria do nosso desempenho de produção. Ter a atitude ANIOS para sempre buscar atingir a excelência, ao transmitir nossa cultura corporativa e promover uma sensação de proximidade interna e externa com os nossos funcionários, fornecedores e clientes. É o que nos motiva todos os dias”.

O conceito de desenvolvimento sustentável ANIOSAFE possui 4 compromissos principais:

Pesquisa e Desenvolvimento

Desde a fase de elaboração do produto existe um empenho no sentido de balancear as fórmulas visando obter produtos com qualidade e desempenho que tenham impactos reduzidos no meio ambiente. Essa política de Pesquisa e Desenvolvimento é baseada no desenvolvimento de fórmulas ecologicamente corretas.

Compromisso Industrial

Com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 para a fábrica de Sainghin-en-Mélantois, os Laboratórios Anios cumprem os requisitos para desenvolver, implementar, atualizar e avaliar um sistema de gestão ambiental de qualidade e segurança, com diretrizes estratégicas de políticas de desenvolvimento sustentável, voltadas para os impactos ambientais dos processos industriais.

Transporte de Entrega e Gestão de Inventário

Cada etapa da cadeia de produção da Anios direciona seus esforços para otimizar as condições de fornecimento, além disso, também é feita a otimização do acondicionamento (frascos e caixas) de modo a eliminar espaços vazios e agilizar os sistemas de remessa para os produtos finais.

Atendimento ao Clientes

Equipes disponíveis e atentas às necessidades dos clientes, prontas para ajudá-los nas suas rotinas através de um atendimento transparente, disponível para fornecer todas as informações sobre os produtos.

Dessa maneira, para conhecer mais sobre as soluções sustentáveis da ANIOS, distribuídas pela comercial 3Albe, você pode entrar em contato com os nossos representantes que são especialistas no mercado médico-hospitalar! Eles irão tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos sustentáveis que estão disponíveis em nosso catálogo e te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua instituição!

Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais Facebook e LinkedIn

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.