Neutralizadores de odor para autoclaves: tudo que você precisa saber!

neutralizadores de odor

Você sabia que os odores de produtos de limpeza e desinfecção podem acabar prejudicando a saúde e o bem-estar de profissionais da área médico-hospitalar que trabalham em diversos setores, mas, principalmente, na Central de Materiais e Esterilização (CME)?

Apesar dos processos de limpeza e desinfecção serem imprescindíveis para garantir a segurança de profissionais e pacientes em hospitais, clínicas e laboratórios, evitando IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde) e a propagação de doenças, eles devem ser conduzidos de forma que o odor dos produtos utilizados não apresente perigos para os especialistas que realizam os processos de limpeza.

Contudo, infelizmente, o equipamento mais utilizado para realizar os processos de esterilização de materiais hospitalares, as autoclaves, acabam inevitavelmente produzindo odores fortíssimos durante o seu uso, o que faz com que o local onde ocorre os processos de limpeza e esterilização, bem como seus arredores, fiquem empesteados com um odor forte e desagradável, tornando-se um incômodo para as pessoas que circulam nos hospitais e até mesmo podendo apresentar riscos para a saúde desses indivíduos.

E foi justamente nesse contexto, visando garantir mais segurança para profissionais da saúde, que foram desenvolvidos os neutralizadores de odores para autoclaves, uma solução que tem como objetivo minimizar odores gerados pelos processos de esterilização que poderiam, de alguma forma, afetar a integridade física de profissionais e demais indivíduos que circulam em ambientes médico-hospitalares.

Como funcionam os neutralizadores de odor para autoclave?

O neutralizador de odores atua unicamente na eliminação do odor, sem interferir de nenhuma forma na qualidade do processo de esterilização de artigos médicos em autoclaves.

A forma de uso e aplicação do neutralizador deve ser verificada nas instruções recomendadas por fabricantes, mas, em geral, o processo de utilização do neutralizador consiste na aplicação do líquido neutralizador dentro da autoclave no momento da esterilização, e a quantidade ideal de neutralizador a ser usada irá depender do volume da autoclave, por isso verificar as recomendações do fabricante é essencial!

Então, enquanto a esterilização estiver ocorrendo, o neutralizador irá evaporar e entrar em contato com gás, fazendo com que a molécula que causa o odor entre em decomposição, transformando o gás em inodoro. E através dessa simples reação química, qualquer odor agressivo é removido.

Quando os neutralizadores de odor devem ser aplicados?

Sempre que a autoclave for utilizada para procedimentos o neutralizador de odores poderá ser aplicado, pois os odores dispensados no processo de esterilização podem afetar a produtividade e o bem-estar dos profissionais que atuam perto desses equipamentos.

Usualmente, as autoclaves são materiais indispensáveis para as Centrais de Materiais e Esterilização (CME’s) em hospitais, mas elas também podem ser utilizadas em clínicas, laboratórios e centros de pesquisa, onde os profissionais usam a autoclave para realizar testes.

Em CME’s de hospitais, o processamento de instrumentais cirúrgicos é constante, por isso, as autoclaves são utilizadas várias vezes em um único dia devido a grande quantidade de serviços médicos e procedimentos que são realizados diariamente, que acabam dependendo de instrumentais que deverão ser devidamente esterilizados após o uso.

Com as autoclaves ligadas durante boa parte do dia para que seja possível dar conta da limpeza e esterilização de materiais médicos necessários para a prestação de serviços à saúde, o odor emitido por esse processo se torna muito forte, apresentando riscos para pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam pelo local, principalmente para aqueles que possam estar com a saúde fragilizada ou debilitada, que acabam correndo um grande risco de serem afetados de maneira negativa pelo odor.

Por isso, o uso de neutralizadores torna-se indispensável para garantir um ambiente seguro, aumentando a qualidade do trabalho e beneficiando a saúde das pessoas que lidam diretamente com autoclaves ou que circulam em ambientes próximos dessa máquina.

Por que os neutralizadores de odor são importantes?

Não raro, os odores fortes produzidos pelos processos de esterilização incomodam não apenas os profissionais da saúde, mas podem até mesmo prejudicar pacientes e visitantes. Afinal, os odores causados pelos processos de esterilização em autoclaves podem atingir consultórios, áreas comuns e até mesmo quartos de pacientes. O que pode ser desagradável e causar prejuízos à saúde das pessoas que usam esses espaços.

Portanto, com o uso do neutralizador é possível eliminar por completo todos os odores causados pela esterilização, garantindo um ambiente mais seguro e livre de odores incomodativos para profissionais da saúde, pacientes e visitantes de instituições médico-hospitalares.

Quais são as recomendações para a aplicação dos neutralizadores de odor?

Confira algumas recomendações que devem ser seguidas para que a utilização do neutralizador seja segura e apresente os resultados esperados de inibição de odores incomodativos:

Tenha atenção com as instruções do fabricante

Os neutralizadores costumam ser produtos concentrados, por isso é muito importante seguir com atenção as instruções do fabricante para utilizar a dosagem correta e não mais ou menos produto do que o necessário nas autoclaves, afinal, caso seja utilizada uma quantidade inferior ao necessário o neutralizador não surtirá o efeito desejado e, caso seja utilizada uma quantidade acima do necessário, pode ser que ocorram problemas ou desconforto para quem está aplicando o produto.

O volume da autoclave deve sempre ser observado

A quantidade de neutralizador aplicada deverá ser alterada dependendo do volume da autoclave, por isso é sempre necessário conferir nas instruções a proporção de neutralizador que deve ser utilizada em diferentes volumes de autoclaves para que o processo de neutralização de odores possa ser realizado corretamente.

O uso de EPI’s para manusear o neutralizador é imprescindível

O uso de luvas é estritamente necessário para realizar o manuseio dos neutralizadores com segurança, assim, é possível evitar riscos para a saúde do colaborador responsável pela utilização da solução. Além disso, também é muito importante evitar o contato do produto com os olhos e boca para garantir um procedimento seguro.

Diversos fatores devem ser considerados para que seja possível escolher um neutralizador ideal para a sua instituição médico-hospitalar, clínica ou laboratório. Contudo, vale lembrar que um dos pontos mais importantes é a eficiência do produto, que deverá apresentar resultados satisfatórios de eliminação de odores e, além disso, o custo-benefício também precisa ser levado em consideração.

Qual o neutralizador de odor ideal?

A solução Gas Solution da Dux, por exemplo, é um excelente neutralizador de odores para autoclaves que é distribuído no mercado nacional pela Comercial 3Albe. Desenvolvido através de tecnologia canadense, a sua formulação atrai os compostos voláteis transformando-os em compostos inofensivos e inodoros, eliminando os odores fortes através da quebra de moléculas e deixando um leve e agradável aroma de pinho no ambiente, assim, ajuda a garantir uma melhor qualidade de vida para profissionais e pacientes.

Além disso, a solução Gas Solution é superconcentrada e também possui uma ótima rentabilidade, garantindo o melhor custo-benefício para instituições, pois pode ser ajustada de acordo com a utilização de cada autoclavagem, sempre trazendo a eficácia desejada sem desperdício de produto!

Por fim, para saber mais sobre os benefícios de utilizar neutralizadores de odor para autoclaves, você pode entrar em contato com o time de especialistas da 3Albe e tirar todas as suas dúvidas! Estamos prontos para te auxiliar e indicar as melhores soluções para a sua instituição!

Nos siga nas redes sociais Facebook e LinkedIn

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.