Você sabe que é Lesão por Pressão?

Lesão por Pressão

Quando existe um apoio constante do peso do corpo em uma mesma posição, acontece o aumento da pressão nas regiões onde o osso é mais evidente. Dessa maneira, a pressão faz com que o local em questão sofra com a falta de oxigenação e a diminuição do fluxo sanguíneo, fatores que são altamente agressivos para a pele e podem levar ao surgimento de feridas conhecidas como “Lesões por Pressão”.

Pacientes que permanecem por longos períodos acamados e internados podem facilmente desenvolver uma lesão por pressão, já que normalmente eles ficam na mesma posição por muitas e muitas horas durante o período de internação.

Se não tratadas corretamente, as Lesões por Pressão não apenas prejudicam a qualidade de vida do paciente, mas também podem acabar trazendo muitos riscos para o mesmo, inclusive aumentando o risco de mortalidade. Em casos mais graves de lesão pode ocorrer até mesmo o rompimento da pele, levando assim, ao surgimento de feridas que estão sujeitas a evoluir para uma infecção, representando sérios riscos para a vida do enfermo.

O lugar mais comumente afetado por tais lesões são as áreas onde existe algum tipo de proeminência óssea, como calcanhar, parte superior do fêmur e entre o final da coluna e o início do cóccix. Contudo, outras áreas como pernas, glúteos, costas e cotovelos também podem ser afetadas pelas Lesões por Pressão.

Como prevenir a Lesão por Pressão?

Existem diversas medidas que podem ser tomadas a fim de evitar o surgimento das lesões, algumas delas são:

  • Mudar a posição do paciente no leito a cada 2 ou 3 horas
  • Garantir que o paciente esteja recebendo a alimentação adequada e ingerindo água.
  • Verificar diariamente a pele em locais que são mais suscetíveis às lesões.
  • Jamais arrastar o paciente sobre a cama
  • Utilizar diariamente os produtos adequados para hidratar, higienizar e proteger o paciente.

Tratamento da Lesão por Pressão

Para que seja possível tratar as lesões por pressão, é necessário fazer uma avaliação completa para verificar o grau de comprometimento do tecido da região afetada e, assim, dependendo da gravidade das lesões, conduzir o tratamento com curativos adequados que possam ajudar a acelerar o processo de cicatrização e diminuir o desconforto do paciente.

Grandes companhias como Smith & Nephew, uma empresa global de tecnologia médica, possuem produtos especialmente projetados para prevenção e para o tratamento de lesões por pressão, como o ALLEVYN™ LIFE, um curativo com espuma de silicone que teve sua eficácia comprovada em um estudo conduzido em Indiana, EUA, que concluiu que foi possível reduzir em 69% lesões por pressão adquiridas em hospitais com o uso do curativo ALLEVYN™ LIFE como parte do método de prevenção da formação de lesão por pressão.

Vale lembrar ainda que as lesões por pressão são causadas por uma junção de diversos fatores, por isso, é extremamente necessário que a equipe multiprofissional adote medidas preventivas a fim de evitar o seu surgimento, e caso não seja possível evita-las, é preciso que o tratamento das lesões comece imediatamente, através de medidas que visem o cuidado com a ferida, o controle das doenças associadas à lesão e, também, garantir que o paciente ingira os nutrientes necessários nas quantidades recomendadas para que a cicatrização da pele aconteça de forma rápida.

A lesão por pressão é considerada uma doença de enfermidade comum, atingindo mais de 150 mil pessoas anualmente no Brasil. Apesar de ser altamente tratável, quanto não cuidadas as lesões podem gerar consequências graves. Por isso, atualmente, grandes esforços das equipes multiprofissionais e de grandes fabricantes de curativos médico-hospitalares como a Smith & Nephew estão sendo direcionados para desenvolver produtos e técnicas que possam prevenir as lesões por pressão e portanto, evitar complicações que podem acabar retardando o processo de recuperação dos pacientes!

E para que essa prevenção e tratamento sejam bem-sucedidos, é necessário utilizar os produtos adequados! Por fim, são diversos curativos e soluções que auxiliam no tratamento de Lesões por Pressão, e as melhores delas você pode encontrar no catálogo da 3Albe, onde temos diferentes soluções para ajudar profissionais a diminuir o número de incidências de lesões por pressão e auxiliar no tratamento das lesões já instaladas!

Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais Facebook e LinkedIn

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.